Nos dias 01 e 02 de agosto foi realizada Formação
Pedagógica voltada aos professores das Escolas Estaduais da URE de Zé Doca, que
ofertam a modalidade de Ensino Médio Educação de Jovens e Adultos – EJA
O encontro
aconteceu no horário noturno, no auditório da Escola Municipal José Miranda
Braz, prédio cedido à Escola Estadual U.E. Princesa Isabel, tendo como
Ministrante a Professora Cláudia Rodrigues, técnica da equipe de Formação da
Supervisão de Jovens e Adultos – SUPEJA e contou com a participação da Gestora
Escolar Marlone Raposo Jansen da escola supracitada, como gestora anfitriã do
encontro e seu quadro de professores e apoio pedagógico, professores
multiplicadores das escolas C.E. Nelson Serejo de Carvalho - Anexo I (município
de Araguanã) e C.E. Mª Gardênia Ribeiro Gonçalves – Anexo I (município de
Governador Nunes Freire), além dos professores convidados da Escola Municipal
São Francisco de Canindé, da mesma modalidade no Ensino Fundamental noturno.
O evento fora
organizado pela equipe técnica da URE em referência, através das professoras
Celma Cardoso (Coordenadora Pedagógica), Maria de Lourdes (Formadora ...) e
Roseane Lima (Coordenadora Regional EJA).
A ministrante
da formação abordou temas relacionados à Organização e Funcionamento dos Cursos
da EJA, Demandas Atuais e Legislação Vigente, Características Afetivas,
Cognitivas e Socioeconômicas do Público dos Cursos da EJA, Modelo Andrológico
de Ensino e Aprendizagem, Concepção de Ensino e Aprendizagem das Áreas de
Conhecimento na Coleção Viver e Aprender, Organização e Metodologia da Coleção
Viver e Aprender.
Para a Técnica
da URE, Coordenadora Regional da EJA, “a
formação foi bastante propícia ao momento,
uma vez que os professores dessa modalidade esperavam um curso dessa
natureza há um considerável tempo, para receberem orientações mais detalhadas
acerca da temática que fora abordada pela Profª Cláudia, principalmente em
relação aos desafios enfrentados com o público da EJA, como no fenômeno da
juvenilização (conflito de gerações num mesmo ambiente), além de compartilharem
as experiências exitosas no contexto da sala de aula, aproveitando o cabedal de conhecimento dos educandos que levam de suas
vivências ao ambiente escolar, de acordo com a tese freiriana”.
Avaliando a
formação em termos gerais, a maioria dos professores apontaram conceitos
satisfatórios em relação as suas expectativas ao curso, destacando, porém, a
necessidade da URE oferecer um segundo momento do curso com maior carga
horária, para que o tempo seja favorável também à realização de oficinas
voltadas às metodologias em sala de aula para o público em referência.
texto e fotos Roseane Lima coordenadora da EJA NA UREZD