No intervalo do dia 5 a 21 de outubro a equipe Grupo de Acompanhamento do Ensino Médio (GAEM) da URE de Zé Doca se desdobrou e esteve presente nos 18 municípios que compõem esta regional de educação, orientando e acompanhando de perto o trabalho de mais de 26 escolas espalhadas por esses municípios que se estendem por mais de 250km.
A péssimas condições de tráfego da BR-316 foi um dos fatores mais estressantes dessa jornada, mas os bravos componentes do GAEM não se deixaram abater, cumpriram a meta e fizeram um bom trabalho.
O trabalho do GAEM consistia na escuta dos agentes envolvidos diretamente no processo educacional de aprendizagem - Gestor Escolar, Professores e Estudantes - sobretudo na implementação do Novo Ensino Médio com foco nos componentes curriculares da base diversificada (projeto de vida, eletivas, pré-IFs, tutoria e cultura espanhola) muitas foram as dúvidas, mas o que nos alegra são as experiências exitosas e o brilho no olhar de muitos alunos que estão vivenciando essa experiência.
Durante esse trabalho, a equipe do GAE foi pontuando os aspectos positivos deste trabalho desafiador, detectando as dúvidas e fazendo recomendações para melhorar a ação da escola neste quesito.
No geral, pode-se perceber que apesar das dificuldades e do pouco conhecimento sobre a Reformulação do Ensino Médio, o mesmo está se consolidando.
No testemunho de muitos professores e alunos que antes se mostraram arredios quanto a essa nova reformulação, aos poucos está começando a ver o lado bom da coisa e aqueles que antes estavam receosos, já se mostram atraídos e empolgadas.
Essa e outras imagem, no Instagram da URE de Zé Doca.