O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e em parceria com instituições da sociedade civil e da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), realizou na quarta (09) e quinta-feira (10), a primeira oficina para elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental, no município de Zé Doca.
A ação tem como objetivo dar apoio a práticas da educação ambiental nas escolas e atividades de Educação Ambiental no Combate ao Desmatamento e Queimadas.
Zé Doca foi o primeiro município a receber as equipes da Seduc, SEMA e CIEA. Na cidade, a oficina teve parceria das Secretarias Municipais de Educação e a de Meio Ambiente; Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA); Unidade Regional de Educação (URE) de Zé Doca; Assessoria de Gestão Ambiental (AGA), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Casa Familiar Rural; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Zé Doca; e o Sindicato dos Pescadores de Zé Doca.
No evento, foram trabalhados conceitos e estrutura das Políticas Nacional, Estadual e Municipal de Educação Ambiental, explicitando o funcionamento dessas políticas enquanto sistema.
Também foram discutidas e definidas estratégias para elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental e de princípios que norteiam a criação de Escolas Sustentáveis, a partir de ações permanentes da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida).
“O Maranhão, em termos de institucionalização das políticas públicas de Educação Ambiental, tem sido inovador, não só porque tem uma Política e um Plano Estadual de Educação Ambiental construídos participativamente. Mas também, porque foi o primeiro estado a ter um Sistema de Estadual de Educação Ambiental. E esse sistema articula diferentes agentes e grupos da sociedade: os institucionais, e também coletivos e grupos sociais fluidos de educadores espontâneos, inclusive de identidades diferentes”, pontuou Viviane Vazzi Pedro, coordenadora de Educação Ambiental da Seduc.
A coordenadora informou que, recentemente, a Seduc criou a Coordenação de Educação Ambiental ligada ao Gabinete, para garantir estratégias de transversalidade desta dimensão em todos os níveis e modalidades de ensino, em planejamentos e institucionalizações integradas.
Viviane Vazzi Pedro explicou que o objetivo é fortalecer, principalmente, a atuação das escolas e instituições de ensino, na criação e troca de saberes, a partir da reflexão das questões ambientais pautadas no território dos estudantes, diálogo com suas comunidades escolares e práticas transformadoras e vivências cotidianas. Com isso, os estudantes têm a oportunidade de construir e experimentar as responsabilidades individuais e coletivas, que partem das escolas sustentáveis em direção à sociedade.
“São práticas e reflexões que passam pela gestão da escola, que se preocupa com a infraestrutura, no sentido de aproveitar e ambientalizar seus espaços, a partir de ações pedagógicas e transformadoras, como hortas escolares, criações de cisternas e reaproveitamento da água, ações para otimizar os recursos, repensar e reduzir o consumo, aproveitamento de resíduos sólidos, entre outras ações. Esse aprendizado contribui para uma formação cidadã, de estudantes que podem atuar agora e no futuro para a criação de sociedades mais sustentáveis e inclusivas”, explicou Viviane Vazzi Pedro.
Além de contribuir para a formação de professores e gestores de educação e meio ambiente, no primeiro dia de oficina, foi encaminhada a agenda para o próximo encontro, que deve contar com setores mais abrangentes e grupos mais diversos do município de Zé Doca para a continuidade da construção do Plano Municipal da Educação Ambiental.
Na quinta-feira, a SEMA tratou das estratégias da Educação Ambiental com foco no Plano ao Combate ao Desmatamento e Queimadas, com orientações para gestores das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente de Zé Doca e outros municípios da região.
Fonte: SEDUC-MA