Técnicos da Seduc discutem com técnicos de Zé Doca ações estratégicas para Elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental

 


Oficina para elaboração dos Planos Municipais de Educação Ambiental, em Zé Doca.

O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e em parceria com instituições da sociedade civil e da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), realizou na quarta (09) e quinta-feira (10), a primeira oficina para elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental, no município de Zé Doca.

A ação tem como objetivo dar apoio a práticas da educação ambiental nas escolas e atividades de Educação Ambiental no Combate ao Desmatamento e Queimadas.

Zé Doca foi o primeiro município a receber as equipes da Seduc, SEMA e CIEA. Na cidade, a oficina teve parceria das Secretarias Municipais de Educação e a de Meio Ambiente; Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA); Unidade Regional de Educação (URE) de Zé Doca; Assessoria de Gestão Ambiental (AGA), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Casa Familiar Rural; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Zé Doca; e o Sindicato dos Pescadores de Zé Doca.

No evento, foram trabalhados conceitos e estrutura das Políticas Nacional, Estadual e Municipal de Educação Ambiental, explicitando o funcionamento dessas políticas enquanto sistema.

Também foram discutidas e definidas estratégias para elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental e de princípios que norteiam a criação de Escolas Sustentáveis, a partir de ações permanentes da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida).

“O Maranhão, em termos de institucionalização das políticas públicas de Educação Ambiental, tem sido inovador, não só porque tem uma Política e um Plano Estadual de Educação Ambiental construídos participativamente. Mas também, porque foi o primeiro estado a ter um Sistema de Estadual de Educação Ambiental. E esse sistema articula diferentes agentes e grupos da sociedade: os institucionais, e também coletivos e grupos sociais fluidos de educadores espontâneos, inclusive de identidades diferentes”, pontuou Viviane Vazzi Pedro, coordenadora de Educação Ambiental da Seduc.

A coordenadora informou que, recentemente, a Seduc criou a Coordenação de Educação Ambiental ligada ao Gabinete, para garantir estratégias de transversalidade desta dimensão em todos os níveis e modalidades de ensino, em planejamentos e institucionalizações integradas.

Viviane Vazzi Pedro explicou que o objetivo é fortalecer, principalmente, a atuação das escolas e instituições de ensino, na criação e troca de saberes, a partir da reflexão das questões ambientais pautadas no território dos estudantes, diálogo com suas comunidades escolares e práticas transformadoras e vivências cotidianas. Com isso, os estudantes têm a oportunidade de construir e experimentar as responsabilidades individuais e coletivas, que partem das escolas sustentáveis em direção à sociedade.

“São práticas e reflexões que passam pela gestão da escola, que se preocupa com a infraestrutura, no sentido de aproveitar e ambientalizar seus espaços, a partir de ações pedagógicas e transformadoras, como hortas escolares, criações de cisternas e reaproveitamento da água, ações para otimizar os recursos, repensar e reduzir o consumo, aproveitamento de resíduos sólidos, entre outras ações. Esse aprendizado contribui para uma formação cidadã, de estudantes que podem atuar agora e no futuro para a criação de sociedades mais sustentáveis e inclusivas”, explicou Viviane Vazzi Pedro.

Além de contribuir para a formação de professores e gestores de educação e meio ambiente, no primeiro dia de oficina, foi encaminhada a agenda para o próximo encontro, que deve contar com setores mais abrangentes e grupos mais diversos do município de Zé Doca para a continuidade da construção do Plano Municipal da Educação Ambiental.

Na quinta-feira, a SEMA tratou das estratégias da Educação Ambiental com foco no Plano ao Combate ao Desmatamento e Queimadas, com orientações para gestores das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente de Zé Doca e outros municípios da região.

Fonte: SEDUC-MA