Carlos Brandão anuncia medidas segurança para escolas maranhenses

 O governador Carlos Brandão anunciou que tomará medidas preventivas para conter a onda de violência em escolas e creches que tomou conta do Brasil nos últimos meses. Eles fizeram o anúncio pelas redes sociais após o último ataque a uma creche em Blumenau, Santa Catarina.

No estado do Maranhão, incidentes recentes documentaram possíveis ataques a escolas devido ao discurso de ódio online. Em São Luís, houve uma ocorrência na Escola Particular Literato e na UEB Rubem Teixeira Goulart em que um adolescente planejava massacrar os colegas. Ambos os casos foram contidos a tempo pela ação das polícias militar e civil.

Brandão se compromete a manter um diálogo aberto com a comunidade escolar e avaliar o que pode ser feito para evitar que tais incidentes aconteçam no Maranhão. “Diante dos recentes ataques a escolas no Brasil, vamos aumentar o patrulhamento escolar para garantir a segurança dos alunos e profissionais da educação. Também manteremos um diálogo com a comunidade escolar para a tomada de medidas preventivas”, anunciou o governador.

A recente onda de ataques contra escolas e creches brasileiras tem alimentado o debate sobre o que pode ser feito e mobilizado autoridades públicas, professores, imprensa e sociedade civil.

O governo federal anunciou um grupo interministerial para combater ataques a escolas e pressionar por uma política nacional para conter o discurso de ódio. As medidas específicas já anunciadas são: aumento imediato do número de policiais contra ameaças na Internet e grupos de ódio; R$ 150 milhões para os governos estaduais e municipais fortalecerem a fiscalização escolar; trabalhar com o Congresso para desenvolver uma política nacional de combate a esses crimes; Protocolo de ação a ser adotado por escolas particulares.

Fonte: Seduc
06/04/2023